EnglishPortugueseSpanish

Produções

APL DE BONÉS

  • Em
  • Por
  • Comentários desativados em APL DE BONÉS

Título

Programa de conscientização e capacitação para as empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) de bonés da cidade de Apucarana e região do Vale do Ivaí visando a destinação correta dos resíduos sólidos resultantes do processo de industrialização.

Objetivo geral

Conscientizar e capacitar empresários, equipes gerenciais e técnicas e trabalhadores envolvidos no processo produtivo do APL de bonés da cidade de Apucarana e região do Vale do Ivaí, a fim de propiciar a destinação correta dos resíduos sólidos resultantes desta atividade industrial, promover a sustentabilidade e a competitividade do setor, criar condições de emprego e renda e contribuir para a melhoria das condições sociais e econômicas dos municípios envolvidos.

Objetivos específicos

– Promover palestras de conscientização referente aos impactos ambientais oriundos da destinação inadequada dos resíduos sólidos decorrentes da produção de bonés;

– Destacar a necessidade de ações sustentáveis que contribuam para a preservação do meio ambiente e, consequentemente, para a competitividade das empresas vinculadas ao APL de bonés;

– Capacitar empresários, equipes gerenciais e técnicas e trabalhadores envolvidos no processo produtivo, a fim de que possam classificar e destinar corretamente os resíduos sólidos gerados pela atividade industrial de bonés;

– Incentivar, fomentar e apoiar a introdução de rotinas e ações de seleção dos resíduos sólidos nas empresas do APL de bonés, considerando o tipo, o tamanho e a destinação final do material;

– Mobilizar entidades para a implantação da coleta seletiva através da sistematização de roteiros programados para recolhimento dos resíduos já selecionados;

– Fomentar pesquisas que contribuam para o aproveitamento dos resíduos selecionados, vislumbrando a possibilidade da geração de novos postos de trabalho e renda.

Relevância da atividade

O APL da cidade de Apucarana vem se destacando com o maior polo produtor de bonés do Brasil. Os empreendimentos deste setor encontram-se centralizados nesse município, porém, na região do Vale do Ivaí, também são desenvolvidas atividades desta área industrial.

Atualmente, o APL converge, aproximadamente, 150 empresas do ramo de bonés, produzindo 48 milhões de peças ao ano. O destino correto dos resíduos de tecidos utilizados na produção tem sido uma preocupação emergente do setor. O Ministério Público tem exigido dos empresários soluções imediatas, visando minimizar as consequências que a inadequada destinação desses resíduos vem ocasionando ao meio ambiente, prejudicando a sustentabilidade do mesmo, já que a partir do segundo semestre do corrente ano todas as empresas da cadeia produtiva de bonés terão que ter programas de gestão ambiental. De acordo com a pesquisa que está sendo desenvolvida pela Governança Coorporativa do APL, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), juntamente com as empresas fabricantes de bonés do APL de Apucarana, será possível, no final do mês de agosto do ano de 2008, ter um diagnóstico mais preciso sobre o volume e a caracterização dos resíduos sólidos produzidos no decorrer do processo de industrialização.

A partir desses resultados, confirmar-se-á a necessidade de se desenvolver um programa que contemple a conscientização e a capacitação dos empresários, equipes gerenciais e técnicas e trabalhadores envolvidos neste processo, visando promover a sustentabilidade do meio ambiente e do setor em questão, criar condições de emprego e renda e contribuir para a melhoria socioeconômica da cidade de Apucarana e região do Vale do Ivaí. As Instituições de Ensino Superior, voltando-se para o seu compromisso social, através de e com pesquisas, podem contribuir no atendimento dessas demandas com assessoria técnica, aprimoramento e/ou desenvolvimento de alternativas nesse sentido.

Metodologia

Projeto de Extensão Tecnológica Empresarial foi realizado em nove etapas, como segue:

Etapa 01 – Diagnóstico preliminar: foi realizado um diagnóstico inicial das empresas do APL, atualizando dados como razão social, nome fantasia, endereço, telefone, e-mail, responsável, quantidade de funcionários, tempo de mercado da empresa, produtos, participação na governança do APL e/ou em outras entidades de classe. Além disso, questões sobre a situação atual do gerenciamento dos resíduos como tipo de resíduos gerados, destino dos resíduos e separação. Esse diagnóstico foi realizado no período de julho à agosto de 2009, a partir de um questionário semiestruturado, aplicado via telefone.

Etapa 02 – Participação na reunião entre empresários e a Promotoria do Meio Ambiente: a equipe do projeto participou da reunião apresentando um vídeo de conscientização. Essa reunião foi realizada via convocação da Promotoria, com o objetivo de encaminhar um ajustamento de conduta relacionados à problemática ambiental sobre a destinação dos resíduos, apresentar o Projeto Amor ao Meio Ambiente (AMA), elaborado pela governança do APL, e requerer a assinatura do termo de adesão e comprometimento ao Projeto AMA.

Etapa 03 – Participação no Seminário I do Projeto AMA, realizado em 26 de novembro de 2009: a equipe participou deste seminário, apresentando a problemática do tema em questão, impactos ambientais em âmbito geral, responsabilidade social e ambiental.

Etapa 04 – Visita I: essa etapa requereu a aplicação do Diagnóstico I (observação dos resíduos que sobram na empresa e quais as atitudes que já estão sendo desenvolvidas para destinação dos mesmos).

Etapa 05 – Reunião com empresários e/ou funcionário(s) encarregado(s) da gestão ambiental na empresa: realizou-se a apresentação do Projeto Programa de Conscientização; palestra referente os impactos ambientais oriundos da destinação inadequada dos resíduos sólidos decorrentes da produção de bonés. Entre outros aspectos foi abordada a conscientização dos funcionários, separação dos resíduos, preços de venda dos resíduos, leis e multas, prejuízos ambientais, situação atual dos resíduos no Brasil e entrega do material informático (cartilha);

Etapa 06 – Visita II: foi aplicado o Diagnóstico II (observação das atitudes já realizadas na empresa).

Etapa 07 – Visita III: foi aplicado o Diagnóstico III e observação de resultados.

Etapa 08 – Apresentação das opções de destinação correta dos resíduos: nesta etapa foram apresentadas as estratégias para destinação dos resíduos gerados nas indústrias de confecção de bonés.

Etapa 09 – Reunião final: foi realizada uma reunião final com a apresentação dos resultados alcançados e a entrega de certificados de participação aos integrantes do Programa.

Público alvo

Empresas do setor industrial da confecção de bonés da cidade de Apucarana e região do Vale do Ivaí, conforme levantamento do Censo Industrial do Arranjo Produtivo Local de Confecções de Bonés de Apucarana no Estado do Paraná (2006).

Parceiros 

Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Apucarana), Governança Coorporativa do Arranjo Produtivo Local de Bonés de Apucarana (APL), Associação Comercial e Industrial de Apucarana (ACIA), Prefeitura Municipal de Apucarana, Secretaria de Meio Ambiente, Sindicado da Indústria do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (SIVALE), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Apucarana e Região (STIVAR), Associação das Indústrias de Bonés, Brindes e Similares (ANIBB), Associação das Indústrias de Bonés e Brindes de Apucarana (ASSIBRA) e Associação Brasileira dos Fabricantes de Qualidade (ABRAFAB’Q).

Período de realização

2009 a 2011.

Link de acesso