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PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA LATINO-AMERICANA

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Psicologia Social Comunitária Latino Americana é um dos tópicos estudados por esse grupo de pesquisa. É um estudo voltado a conhecer, compreender, discutir e comparar os conceitos, teorias, metodologias e métodos das propostas intervencionistas de pesquisa da Teoria da Atividade Histórico-cultural e da Psicologia Social Comunitária Latino-Americana para enriquecer o campo de Estudos Organizacionais.

Título

Compreendendo metodologias de pesquisa intervencionistas fundamentadas nas perspectivas da Teoria da Atividade Histórico-cultural e da Psicologia Social Comunitária Latino-Americana para os Estudos Organizacionais.

Objetivo geral

Compreender, discutir e comparar os conceitos, teorias, metodologias e métodos das propostas intervencionistas de pesquisa Teoria da Atividade Histórico-cultural e da Psicologia Social Comunitária Latino-Americana para os Estudos Organizacionais.

Objetivos específicos

– Aprofundar nas discussões sobre as propostas das pesquisas intervencionistas das áreas da Psicologia e da Educação, especialmente as herdeiras da Teoria da Atividade Histórico-Cultural e da Psicologia Social Comunitária Latino-Americana, de forma a ampliar as produções teóricas brasileiras sobre outras propostas diferentemente das apresentadas pelo mainstream da área de Estudos Organizacionais.

– Buscar transpor o conhecimento produzido originalmente nas áreas da Educação e da Psicologia, com vistas a ampliar as opções de pesquisa científica na área de Estudos Organizacionais.

– Compreender os desafios e as diferenças dessas metodologias intervencionistas de tradição europeia e latino-americana nas abordagens metodológicas dos Estudos Organizacionais, conhecendo os seus limites e possibilidades.

Relevância da atividade

A produção científica brasileira na área de Estudos Organizacionais tem recebido a influência teórico-metodológica de outras áreas do conhecimento.

Os pesquisadores têm apresentado propostas metodológicas que possam ampliar os métodos e metodologias já existentes, com vistas a oferecer estudos com outros olhares como meios de compreensão dos significados dos sujeitos envolvidos nas organizações.

Muito embora os estudos qualitativos venham se legitimando no campo dos Estudos Organizacionais, ainda é pouca a reflexão sobre métodos intervencionistas que promovam a expansão não só das atividades em que essas metodologias contribuam, mas também na ampliação da compreensão de quem são os sujeitos inseridos na organização.

Para tanto, a operacionalização de uma pesquisa intervencionista não corresponde a uma padronização de meios para se alcançar os fins, nem mesmo uma orientação instrumental de como proceder ou como operacionalizar algumas ferramentas, mas segue uma lógica sedimentada em princípios teóricos da ação coletiva, principalmente considerando uma epistemologia da ação subjacente à epistemologia do conhecimento que reflete e conduz o pesquisador às raízes da ação, em que as ideias, os conhecimentos produzidos e os atores se expandem, se modificam e se transformam coletivamente, podendo posteriormente transformar as regras ou leis em elementos estabilizados (CASSANDRE; GODOI, 2014).

Outrossim, as pesquisas intervencionistas podem ser consideradas como um modelo exigente de produção de conhecimento não só teórico, mas principalmente prático, implicando um esforço teórico incessante e de longo prazo, com vistas à reconstrução simultânea de configurações de ação, dos meios de visibilidade e dos métodos de aplicação. (HATCHUEL,2000).

Nos Estudos Organizacionais a proposta teórico-metodológica de intervenção da Teoria da Atividade Histórico-cultural é a que tem sido mais discutida nos congressos da área. (CASSANDRE; BULGACOV; CAMARGO, 2011; PEREIRA-QUEROL; JACKSON-FILHO; CASSANDRE, 2011; CASSANDRE; PEREIRA-QUEROL; BULGACOV, 2012, CASSANDRE; PEREIRA-QUEROL, 2014)

No entanto, não é a única proposta de metodologia intervencionista que pode contribuir para o campo; a perspectiva da Psicologia Social Comunitária Latino-Americana tem sido amplamente difundida nas áreas da Educação e da Psicologia e, dessa forma, possui elementos importantes de contribuição para o entendimento do fenômeno organizacional.

Tento como base este contexto, formulou-se o seguinte problema de pesquisa: Quais as aproximações e distanciamentos das metodologias intervencionistas da Teoria da Atividade Histórico-Cultural e da Psicologia Social Comunitária Latino-Americana, e quais as suas contribuições para os Estudos Organizacionais?

Cronograma

1º ano: organização de material de estudo, traduções de textos, leitura e sistematização dos conceitos;

2º ano: construção de referencial teórico-metodológico para preparação de produções científicas e orientação de trabalhos de pesquisa científicos;

3º ano: produção de artigos científicos para submissão em eventos da área de Estudos Organizacionais para posterior publicação em periódicos brasileiros e estrangeiros.

Parceiros

Laboratório de Pesquisa Organizacional (LAMO), grupo de pesquisa registrado no CNPq, e Center for Research on Activity, Development and Learning (CRADLE) da Universidade de Helsinki – Finlândia e Universidade do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) – Programa de Pós-Graduação em Administração.

Público alvo

Pesquisadores das áreas de: Estudos Organizacionais e Metodologias e Métodos de Pesquisa Social.

Período de realização

2015 à 2018