EnglishPortugueseSpanish

Práticas Organizacionais

O que são Práticas Organizacionais?

A partir de muita pesquisa teórica, nossos membros do grupo vão a campo colocar em prática todo conteúdo aprendido (e que continua em processo de aprendizagem) na prática. As intervenções acontecem em comunidades, empresas privadas, grupos sociais e muitos outros. Todas as práticas organizacionais proveem de uma pesquisa realizada, com base teoria e abordagem definida. Até o momento, sete intervenções foram realizadas. O projeto de cada uma delas pode ser encontrado com mais detalhes abaixo.

Intervenção com Advogadas-Empreendedoras

Trata-se de uma intervenção para compreender a subjetivação na ação empreendedora. O objetivo era compreender essa subjetivação na ação empreendedora por mulheres pelo processo de reflexão intersubjetiva entre advogadas empresárias. Além disso, conta com alguns objetivos específicos, como (1) Elucidar como se dá a dinâmica do processo de subjetivação do trabalho na ação empreendedora através da construção intersubjetiva que a clínica em Psicodinâmica do trabalho permite. Clique em “saiba mais” para todas as informações.

Hora do Café

Trata-se de uma intervenção para entendimento da cadeia de valor de cafés no norte do Paraná. O objetivo era compreender como os produtores podem aumentar a valorização da cafeicultura no município de Apucarana-PR. Os objetivos específicos são: (1) compreender o sistema de atividade da cafeicultura atual dos produtores no município de Apucarana-PR e (2) Identificar os mediadores do sistema de atividade necessários para aumentar a valorização da cafeicultura no município de Apucarana-PR. Clique em “saiba mais” para todas as informações.

Intervenção Cênica em Empresa Privada

Trata-se de uma intervenção cênica para revelar a intervenção como metodologia para desenvolvimento da Aprendizagem Organizacional. O objetivo era compreender como as técnicas de encenação teatral de Stanislavski contribuem para o processo de aprendizado nas organizações. Clique em “saiba mais” para todas as informações.

Intervenção com Trabalhadores de Limpeza

Trata-se de uma intervenção Trans/Formativa, implementando uma ferramenta para a aprendizagem organizacional baseada na Teoria da Atividade Histórico-Cultural e na Psicologia da Libertação. O objetivo era compreender como se dá o processo de implementação da Intervenção Trans/formativa, como possibilidade à uma aprendizagem voltada tanto para a transformação da atividade, quanto para o fortalecimento dos sujeitos da aprendizagem. Clique em “saiba mais” para todas as informações.

Intervenção Hospitalar para Gestão de Resíduos

Trata-se de um laboratório de mudança com metodologia de pesquisa e desenvolvimento colaborativo na gestão dos resíduos do Hospital Universitário de Maringá, visando uma abordagem intervencionista, realizado de 2014 a 2015. O objetivo era intervir na gestão dos resíduos gerados pelo Hospital Universitário de Maringá por meio da implantação da metodologia intervencionista do Laboratório de Mudança, afim de gerir os conflitos referentes à correta destinação destes. Clique em “saiba mais” para todas as informações.

APL de Bonés

Trata-se de um Projeto de Extensão Tecnológica Empresarial, da Inovação Tecnológica em Empreendimentos Existentes, vinculado FECEA/Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana, com início em 2009. Foi um programa de conscientização e capacitação para as empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) de bonés da cidade de Apucarana e região do Vale do Ivaí visando a destinação correta dos resíduos sólidos resultantes do processo de industrialização. O objetivo era conscientizar e capacitar empresários, equipes gerenciais e técnicas e trabalhadores envolvidos no processo produtivo do APL de bonés da cidade de Apucarana e região do Vale do Ivaí, a fim de propiciar a destinação correta dos resíduos sólidos resultantes desta atividade industrial, promover a sustentabilidade e a competitividade do setor, criar condições de emprego e renda e contribuir para a melhoria das condições sociais e econômicas dos municípios envolvidos. Clique em “saiba mais” para todas as informações.

Economia Solidária do Vale do Ivaí

Trata-se de um Projeto de Extensão Tecnológica Empresarial, da Inovação Tecnológica em Empreendimentos Existentes, vinculado FECEA/Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana, o primeiro a ser realizado pelo grupo de pesquisa, em 2009. Foi um programa de diagnóstico, formação e aprimoramento de pequenos empreendimentos do setor têxtil, vestuário e calçados do Vale do Ivaí com base na perspectiva da Economia Solidária. O objetivo era desenvolver ações de formação, qualificação social e profissional, acompanhamento e assessoramento técnico, estudos e pesquisas sobre alternativas tecnológicas, a fim de contribuir para o aprimoramento da gestão, da organização e da produção de Empreendimentos de Economia Solidária na Região do Vale do Ivaí, gerar trabalho, renda e prestação de serviços sociais. Clique em “saiba mais” para todas as informações.