EnglishPortugueseSpanish

Produções

HORA DO CAFÉ

  • Em
  • Por
  • Comentários desativados em HORA DO CAFÉ

Título

Cadeia de valor de cafés no norte do Paraná: o entendimento do produtor rural.

Objetivo Geral

Trata-se de uma intervenção para entendimento da cadeia de valor de cafés no norte do Paraná. O objetivo era compreender como os produtores podem aumentar a valorização da cafeicultura no município de Apucarana-PR.

Objetivos específicos

–  Compreender o sistema de atividade da cafeicultura atual dos produtores no município de Apucarana-PR;

– Identificar os mediadores do sistema de atividade necessários para aumentar a valorização da cafeicultura no município de Apucarana-PR;

Relevância da atividade

O Brasil – segundo o relatório da ICO (international Coffee Organization) – foi o maior produtor e exportador de café na safra de 2017/18. No Paraná, entretanto, os prejuízos encontrados pelos produtores vêm ocasionando uma redução cada vez maior da área plantada.

Para a região de Apucarana-PR, Santos (2019) afirma que uma parcela dos produtores vê o acesso a mercados de maior valor agregado como uma solução para a continuidade na lavoura do café.

Sendo assim, a partir da implementação da intervenção Trans/formativa, pretende-se buscar – em conjunto com os cafeicultores do Pirapó – soluções para aumentar a valorização da cafeicultura no munícipio de Apucarana, e contribuir no desenvolvimento da atualização (upgrading) da cadeia de valor de cafés da mesorregião norte novo do Paraná, em especial para os produtores da cooperativa de cafeicultores do Pirapó (COOCAPI).

Esse trabalho faz parte do projeto de pesquisa: “Arranjos contratuais e estruturas de incentivos nas transações entre produtores e compradores de cafés especiais no Paraná”, cujo objetivo é “analisar os arranjos contratuais e as estruturas de incentivos presentes entre produtores e compradores no subsistema de cafés especiais no Paraná, uma das regiões emergentes na produção de cafés especiais no país”.

Metodologia

O estudo intervencionista tem o intuito de auxiliar os sujeitos da pesquisa a repensarem e redefinirem o conhecimento sobre o valor na cadeia, gerando uma ação em conjunto cujo objetivo é aumentar a valorização da cafeicultura na região.

Para isso foi utilizada a metodologia intervencionista trans/formativa com abordagem histórico-cultural, a qual busca uma compreensão de aspectos culturais mais amplos que somente a produção do café.

Segundo Querol et. al (2014), o sujeito precisa compreender a lógica de seu próprio desenvolvimento, por meio da análise da formação histórica, das contradições existentes nos ambientes organizacionais e das formas de resoluções das contradições.

A pesquisa foi dividida da seguinte forma:

  1. Pré-intervenção: composta por eventos etnográficos e entrevistas semiestruturadas com os produtores da COOCAPI.
  2. Intervenção:
    1. Mapeamento do estado atual: possui como entrega a definição do problema a ser abordado pelo grupo de cafeicultores;
    2. Análise: visa análise temporal do sistema de atividade, visando encontrar os conflitos do passado, do presente e das abordagens teóricas de cadeias globais de valor (Global Value Chain) e visão baseada em recursos (RBV – Resources Based View).
    3. Criação do Modelo futuro: buscou encontrar soluções para os problemas apontados, utilizando ferramentas da abordagem teórica de Gestão de Cadeias de Suprimentos (Supply Chain Management).

As intervenções foram gravadas em vídeo para uma posterior análise do aprendizado ocorrido durante e após a intervenção. Essa análise visa ajustar a metodologia ao contexto das organizações.

Público alvo

Cafeicultores da Cooperativa dos Cafeicultores do Pirapó (COOCAPI).

Parceiros

Cooperativa dos Cafeicultores do Pirapó, Universidade Estadual de Maringá e Capricórnio Coffees.

Período de realização

2019.

 Link de acesso